quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Na estrada para o Pantanal! Vídeos!!!

Tudo antes deste ponto fica para depois...

Acordamos cedinho em Aquidauana, tão cedo, tão cedo que não tinha ninguém na recepção. Estávamos de malas prontas e prontos para o café da manhã, mas o salão do café estava fechado. Uééé... Cadê todo mundo?
Um funcionário chegou nos olhando espantados: "- Café só às 6:00. - E que horas são? - Cinco." Descobrimos tarde, ou cedo demais, que Mato Grosso do Sul tem um fuso horário diferente do Sudeste. Como não lembrei disto??

Iríamos encarar a estrada que nos levaria a Fazenda Barra Mansa sozinhos, tínhamos uma rota impressa no mais alto estilo off-road. Por sorte, na última hora, o pessoal da fazenda perguntou se não queríamos dar uma carona a um guia que estava indo pra lá. Ricardo chegou às 6:30, horário local. E que bom que ele estava com a gente! Iria ser muito tenso sem ele.

Fiz uns filminhos da estrada que leva à fazenda, rapidinhos, um minuto ou dois. Melhor que mil palavras, o início de uma grande aventura. Em algum lugar desta rota nosso parachoque soltou, a placa da frente também, rsrs.

No começo da estrada, veados e quatis...


No meio, emoção, reboladinhas e emas... Meu favorito!


Por fim, tuiuiús e a linda paisagem do Rio Negro


Eu volto...  :)

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pantanal via satélite!

Acho que o melhor é começar montando o cenário da aventura. Satélites em algum lugar de nossa órbita planetária irão nos ajudar. Estamos no Mato Grosso do Sul, Pantanal Sul, e depois de várias crises orçamentárias, escolhemos nossos lugares pelo Google Earth.  Aí vai:


Primeira parada na Fazenda Barra Mansa:







A Barra Mansa fica às margens do Rio Negro e de um conjunto de bacias típicas do Pantanal. É Pantanal de verdade, selvagem! A cidade mais próxima é Aquidauana, "próxima" a 120km, boa parte de terra...

Nosso outro pouso foi no Refúgio da Ilha, onde temos um Pantanal de borda, a sede fica às margens do Rio Salobra.






O Rio Salobra é o principal rio da região norte da Serra da Bodoquena e deságua no Rio Miranda, tem boa transparência na época da cheia. São as famosas águas de Bonito, só que estas vão para o Pantanal.

A última parada foi no Passo do Lontra, na Estrada Parque do Pantanal Sul e suas milhares de pontes de madeiras pouco confiáveis...








Agora, uma visão geral do campo de batalha:






Veja um mapa da Estrada Parque:






Agora eu vou separar umas fotinhas para ajudar a celebrar esta grande aventura!!!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PANTANAL!!!

Devo confessar, por menos charmoso que seja, que tomei consciência deste tesouro por uma novela: Pantanal. Era 1990, eu tinha acabado de entrar na adolescência e ainda ia dormir depois do Jornal Nacional (porque na minha  época as crianças ainda eram disciplinadas). Ignorei o toque de recolher e com as areias de Morfeu nos olhos assistia à programação. Foi na frente da Tv que conheci Almir Sater, Sérgio Reis e as músicas de Marcus Viana. Ponto para a Tv Manchete.

Depois dessa época, fui viver minha aborrescência, pus meus sonhos e a viola no saco e esqueci. Se não me falha a memória, eu e minha irmã conseguimos completar o álbum de figurinhas.

Agora que eu cresci e não durmo mais às 20:30, estou de malas prontas. E bota malas nisso!

Até onde a internet alcança?? Vou descobrir. Enquanto eu não estiver totalmente isolada da civilização, vou mandando notícias. Sinal de fumaça não! Porque estamos na estação seca...