sexta-feira, 12 de novembro de 2010

VISTO EUA

A vida está corrida por aqui e ando sem tempo de postar. Mas vou contar minha experiência de tirar o visto americano. Li milhões de post e scraps sobre o assunto e vou dar agora minha contribuição.

- Primeiro de tudo entrar no site e faça o pagamento (com cartão de crédito) de R$38,00 para o agendamento. Faça isso logo!!!  Quando eu fiz só tinha vaga para dois meses depois!!! Imprima a página de agendamento. Você vai precisar levar.

- Depois vem a parte mais chata do mundo. Preencher o questionário eletrônico. Além dos seus dados pessoais, você vai responder perguntas do tipo " Você é um terrorista?". Você vai ter que subir uma foto sua logo de cara, e para não ter erro eu tirei uma foto tipo passaporte e gravei em mídia, cheguei em casa e subi a foto. Você pode fazer em casa a foto desde que ela se enquadre em um monte de regrinhas que estão disponíveis no site. 

- E a chatice-mor, o site expira a cada 20 minutos, então grave e baixe cada uma das páginas para você recomeçar daquele ponto. Inferno! Mais uma informação, tudo em inglês inclusive suas respostas. Tenha em mãos vistos passados, passaportes, data de nascimentos dos pais, endereço de hotel etc... Você tem que enviar até 48 horas úteis antes da sua entrevista. Imprima todo o questionário, você também precisa apresentá-lo!

- Agora junte tudo que é prova que você não pretende ficar por lá. Trabalho, família, escola, gato, cachorro, renda do seu trabalho...

- Pague no citibank a taxa do visto, a tabela de valores está no site e depende do tipo de visto (turismo são 140 dólares, pagos em reais).Leve isso também, claro.

-Chegue cedo pois aquele horário que você escolheu não é só seu. São várias pessoas para o mesmo horário.

- A famigerada entrevista! Fique calmo, diga somente a verdade. Eu vi um funcionário passando um sabão em um casal que mentiu sobre a renda... Eles falam um português mais ou menos, vão perguntar se você fala inglês, e se você falar, vão falar inglês o tempo todo. Eu fui com meu boy e ele falou tudo, eu fiquei muda muda... Acho que no nosso caso foi  tranquilo. 

- Tudo lá é muito organizado (Rio), tranquilo. Não pode levar nada para comer, não entra telefone e outros eletrônicos e NÃO tem guarda-volumes.  Não leve nada disso.

- Depois de tudo, você paga o sedex para devolver o passaporte, em dinheiro. Seu santo passaporte chega em casa uns sete dias depois.Todo processo levou umas duas horas, eu peguei o segundo horário do dia.

De novo: consultei o site e só tem vaga para 125 dias depois.

Ainda tenho coisas para falar de Atlanta. Tô correndo hoje...

Nenhum comentário:

Postar um comentário