terça-feira, 29 de setembro de 2009

Itatiaia - Fim de Papo

Faltou dizer que nosso principal objetivo em Itatiaia era achar o Araçari-Banana. Já estávamos nas últimas e nada do bichano aparecer. De mochila pronta, às seis da manhã, fui dar uma volta até a varanda do hotel (Hotel Ypê), o Marcelo já tinha saído antes e estava em local incerto e não sabido.
Por inspiração divina levei o celular (eis que a câmera continuava quebrada, e assim permanece até hoje). Dei de cara com o perseguido comendo banana tranquilamente na varanda. Cadê o Marcelo? Cadê? Tirei umas fotos para ele não me chamar de mentirosa e corri para encontrá-lo torcendo para ele não ter se embrenhado em alguma trilha. Por sorte estava perto da piscina...

- Não vai tirar foto do bananinha?? Ele tá lá na varanda...

E na correria ele conseguiu chegar a tempo para tirar mais umas fotos...

Passei a semana entoando um chato "eu vi primeiro, eu vi primeiro"

Taí o troféu da viagem!




Depois coloco umas fotos descentes que o Marcelo fez com a câmera dele.

domingo, 27 de setembro de 2009

Itatiaia - parte baixa - para encerrar o papo - Parte I

Informações técnicas e outras coisitas...

O Parque Nacional do Itatiaia é o mais antigo primeiro parque nacional do Brasil, fundado oelo presidente Vargas (1937). Você pode usar a cidade de Itatiaia/RJ como ponto base para sua aventura caso deseje desbravar a parte baixa do parque.

Você vai pagar R$5,00 por carro, se for de carro, por dia, e R$3,00 por nariz, por dia, independente da quantidade de narizes que houver dentro do carro.

Na parte baixa você pode conhecer, sem se cansar muito:


Lagoa azul, lago natural formado pelo rio Campo Belo, que fica a aproximadamente 500 m do Centro de Visitantes.

Cachoeira Poranga, é uma cachoeira com 10 metros de queda d'água e uma grande piscina natural formado pelo rio Campo Belo.

Cachoeira Maromba, cachoeira e piscina natural.

Cachoeira Itaporani, cachoeira e piscina natural.

Cachoeira Véu de Noiva, cachoeira formada pelo rio Maromba formando uma queda d'água de 40 metros de altura, fica a 1.100 metros de altitude.

Véu da Noiva

Dá pra chegar de carro até perto daqui, ê preguiça...

Três picos, local ao meio da Mata Atlântica a 1.662 metros de altitude, com vista para o vale do rio Paraiba, da Serra da Mantiqueira e da Serra do Mar.

Pedra de Fundação, localiza-se à beira da estrada, em frente ao portão de acesso.

Mirante do Último Adeus, vista panorâmica do vale do rio Campo Belo e da Serra do Mar.



quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O DIA EM QUE A TERRA PAROU...MINHA CÂMERA PIFOU!!

No domingo, segundo dia do feriado tão esperado, minha digníssima câmera travou, a lente insistia em não sair da sua casinha, como um caracol teimoso, ou uma tartaruga que esconde a cabeça no casco, ou... Enfim, a M. da lente não saía nem pelo o Caramba.
Eu fiquei, triste, chateada, irada, desolada tudo junto. Pedi pra papai do céu...Mas, nem assim. Dei até umas porradinhas nela, ligando e desligando e dando porradinhas nos intervalos. Mas, nem assim... Gritei com ela: "-ACABEI DE TE PAGAR FDP!!!" Mas, nem assim...

Então naquele dia chuvoso (para completar, porque desgraça não gosta de solidão, vem sempre acompanhada de uma amiga...) eu fiquei pensando no que fazer. Fomos, eu e meu solícito e consolador namorado, ao centro de visitantes. Parada obrigatória para a turistada e, acreditem, muito instrutiva, porque depois que voltei do meu quarto reconheci a Serra da Bocaina ao fundo e o Vale do Paraíba no meio.

Na volta, chuva chuva chuva, e ficamos curtindo um ócio no hotel. Como o Marcelo acha bicho para fotografar até debaixo de uma tromba d'água, fui caçar o que fazer, já que a câmera estava realmente, depois de diversas tentativas de ressureição, definitivamente estragada.

Saquei da mochila o livro Férias, da Marian Keyes. Um livro hilário, que ainda não terminei de ler, sobre as desventuras da protagonista em uma clínica de reabilitação para toxicômanos. Enquanto eu lia o livro tomando meu uísque e fumando um cigarrinho o Marcelo tirava fotos. O hotel vazio, aquela chuva, e a estranha dependência que eu sentia pelo hotel me fornecer a comida na hora que ELE queria, no horário que ELE queria, começou a me faze sentir na tal clínica de reabilitação. Isso é que entrar na estória do livro. Ainda bem que ninguém me mandou lavar os pratos, ainda bem que meu uísque me segurava na realidade, me mostrando que eu estava em um hotel curtindo o sete de setembro.

O livro dos meus delírios

Lá pela tardinha Marcelo perguntou porque eu não tirava fotos com a câmera do celular... "- Ué, isso existe?" Mentira, claro que já sabia que existia, mas me negava a crer na sua real utilidade. Depois de um período de negação - "Ora bolas pra que serve esta porcaria!?" Eu me resignei em utilizá-la.

Qual não foi minha surpresa ao perceber que a câmera do celular dele funcionava!!! Com um pequeno detalhe, o zoom é medíocre. E acabou que eu me diverti muito tentando chegar perto dos bichinhos, e por vezes, estragando a foto do Marcelo por espantá-los. rsrsrsrs

É ISSO! SE A VIDA TE DER UM LIMÃO, FAÇA UMA LIMONADA!!! (Frase ridícula que eu ouvi em algum lugar, mas que serviu perfeitamente!)

Vamos a sessão de fotos então:

Macaco Prego, com minha maquininha funcionando...

Passarinhos e passarões, a galinha de macumba do meu lado é o Jacu, não sei porque meu namorado gosta tanto desse urubu... A foto do ninho do guaxo foi uma das últimas que minha câmera tirou antes de falecer.

Beija-flores com a câmera do celular... Aquelas em que eu ou parte de mim aparecem são do Marcelo.

Esquilos e eu fazendo "macro" deles, eu e minha saudosa maquininha.


Tenho ainda uma ou duas coisinhas para contar...









quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ITATIAIA: último dia e o segundo hotel


A idéia era ficar dois dias. Meu namorado por sua conta e risco decidiu ficar mais um dia. Foi ótimo. Depois do domingo chuvoso, a segunda-feira nos presentiou com um céu azul lindo!
Ele decidiu ficar um dia no hotel em que ele ficou na década passada e para a minha surpresa não poderia ser melhor!!!

Conseguimos uma diária no Hotel Ypê, com preço fora do pacote, nem por isso mais barato. Almoçamos por lá mesmo, o serviço é excelente. A comida é excelente, tudo lá é excelente!
O quarto é menor que no Simon, a cama é menor também... Mas, tem cabaninha pra quem quiser mais espaço. Cabaninha é mais cara.

Hotel Ypê

Depois de ficar em pé por horas em frente ao comedouro do hotel, este sim cheeeio de pássaros, e depois de duas caipirinhas, me presenteei com um tibum na piscina aquecida. Depois de muito, muuuito tempo, me vi dentro de um biquine, o branco da perna refletindo a luz, cegando quem ousasse olhar para elas, e o biquine de quatro coleções atrás.
Tenho que resolver isso...E a ducha? Que ótima! Dá pra passar café naquela água...Quente, quente.

O hotel é tudo de bom, eu não tenho nenhuma consideração negativa para escrever...

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Itatiaia - hospedagem - O fim de semana em que me hospedei em dois hotéis diferentes!

Fiz as reservas para o feriado de sete de setembro pelo telefone, escolhi o Itatiaia Park Hotel (Antigo Hotel Simon), por ser dentro do parque e porque seu pacote era só de duas diárias, logo saía mais baratinho.

Chegamos no sábado lá ao meio-dia, horário do check-in, e é aqui que começo a narrar a aventura:

- Que horas vai ser servido o almoço? (Eu estava faminta, tinha ligado na noite anterior para saber se este primeiro almoço estava incluído na pensão completa... E que horas começava a servir o almoço, meio-dia foi a resposta)
- Er...hã... Eu vou perguntar. Responde o mocinho simpático da recepção. (tempo..tic...tac...tic...tac)
- Er... hã...Daqui mais um pouco. Completa o mocinho simpático da recepção.

E fui fazer hora na varanda do hotel. Posso reiterar a reclamação de ser caro, muito caro, caro pra caramba, a droga da diária de alta temporada. Nada menos mochileiros...

e meia hora depois...

A chata que vos escreve pergunta:
- Que horas vai ser servido o almoço? Porque eu estou faminta, liguei na noite anterior para saber se este primeiro almoço estava incluído na pensão completa...Se não estivesse teria comido pelo caminho...
- Er...hã... E que houve um desencontro com a cozinha e ela não sabia que iria ter almoço (OOQUEEEE?!). Só mais um instante...

e meia hora depois...

- O almoço vai ser servido, pode ir lá para o salão.

Vinte minutos depois o almoço foi servido. E eu comi desbaratada de fome...

E neste dia foi assim... A janta foi servida às 10 da noite (OOQUEEE?!) Foi comer e rastejar para a cama. Nem fiquei para ver o showzinho. (Mas o creme de palmito estava divino.)
Eles deviam estar realmente com algum problema na cozinha.

Detalhes:
- Além de ser dentro do parque, o hotel é imenso, coisa da era Vargas, tudo imenso. Pena que a estrutura física não está tão bem conservada.

- Tem um comedouro de pássaros que é, para a infelicidade geral dos pássaros, e histeria da maioria dos turistas (não eu), rotineiramente atacado pelos macacos pregos. Depois de fazer uma festinha com os macacos eu e o Marcelo estávamos fazendo xôxôXôooo para os pregos pois queriamos tirar fotinhas dos pássaros.
Quase um xôxô também para o hóspede que já ia pegando a banana que NÓS colocamos, NOSSA banana do café da manhã, para os passarinhos... Ele queria entregar pro prego do macaco. Que raiva! rsrs
Fizemos algumas boas fotos dos macacos e pássaros...Mas, o comedouro estava bem fraquinho por causa dos assaltantes.

Marcelo fazendo a festa com os macacos pregos na varanda do hotel.

Motivo pelo qual o comedouro do hotel estava tão fraquinho de aves...

Macaco Prego

-Tem uma trilha lindinha e tranquila entre o hotel e a estrada do parque, assim, ao invés de descer pela entrada de carros, íamos pela trilha. Uma delícia! Levantamos às seis da matina, ficamos com a trilha só para nós, ganhamos a estrada do parque, fotos fotos fotos, e voltamos na hora do café. Logo depois começou a chover...

Demais considerações:
- A piscina estava vazia...
- O elevador dá medo...muito medo (mas eu fui corajosamente! meu namorado subia e descia os três andares)
- O quarto é bom, a cama é enorme, a vista é linda.
- A comidinha é boa também, os horários voltaram ao normal no dia seguinte.
- Era uma luta achar um funcionário para atender no bar...E olha...Eu só queria uma coca-cola.
- A ducha é morna, morninha... quase fria.
- A descarga tem que ser bombeada, mas tá colado na parede o aviso, explicando que é por causa da altitude imensa...(tinha que ter tirado uma foto...rsrs)

Eu "macacada" na janela do quarto contemplando uma vista linda.

tem mais...