quinta-feira, 30 de julho de 2009

PACOTE TURÍSTICO X MOCHILÃO - CHILE E ARGENTINA



Conheci o Chile e a Argentina em 2007. Muito antes da gripe suína e antes de eu pensar em fazer um mochilão. Foi minha primeira viagem internacional e fui pacote turístico mesmo... Posso ver claramente as diferenças e como evolui a partir dessas experiências.

CONFORTO X PREÇO

Viajar por uma operadora de turísmo é mais caro... Compare os orçamentos de uma viagem idependente com um pacote para você ficar com a consciência tranquila.
É bem confortável ter um receptivo te esperando no aeroporto e uma van para te levar para o hotel, as acomodações, geralmente, são bem melhores. Tudo tem seu preço...
No mochilão você é seu própio agente de viagem e sua economia são os dinheirinhos que você vai poupar. Mas, isso dá um trabalhão, que vale a pena se você encarar como parte da aventura.

Hoje sei que minha viagem poderia sair muito mais barata se eu pesquisasse um pouco mais, mesmo se ficasse em hotel (eu fui com a mamãe). E se eu tivesse ESTUDADO mais o lugar através de guias me divertiria mais. O pacote pode deixá-lo preguiçoso...




Na foto: Turistada no City Tour tentando enxergar as montanhas atrás da nuvem de poluição de Santiago...

PASSEIOS COMPRADOS ANTECIPADAMENTE

Se você comprar todos os passeios oferecidos seu tempo vai ficar engessado, e muitas vezes você vai ficar horas dentro de um ônibus... O city tour eu recomendo de qualquer forma, você se localiza mais fácil depois e ainda aprende alguma coisa sobre o lugar.
O passeio a Vina Del Mar e Val Paraíso, por exemplo, fiquei mais no ônibus que curtindo a cidade, seria melhor ir somente a uma e ficar mais tempo por lá...



A MINHA EXPERIÊNCIA

Fiquei três dias em Santiago e três em Buenos Aires. Fui em novembro, e apesar da mala imeeensa (dava para seis meses de mochilão), não coloquei um casaco que prestasse. Em Santiago esta um sol de rachar e eu fiquei de bermuda e camiseta, chegando a Buenos Aires estava muito frio e corri para comprar um casaco. Então, COLOQUE UM CASACO DECENTE NA MALA, mesmo em novembro...

Tem mais...

domingo, 26 de julho de 2009

Viagem temática

Você já pensou em visitar os cenários do seu livro favorito? É uma ótima idéia para se montar um roteiro. No meu mochilão aconteceu por acaso...

Uns dos meus livros favoritos são os da Trilogia de Arthur (Bernard Cornwell), que conta, com a ajuda do que a história nos mostra de verdadeiro sobre a época, a saga de Arthur e seu companheiros. Estou acabando de ler, pela segunda vez, todos os livros... Amo!


Uma das cidades citadas no livro é Aquae Sulis, lugar onde os romanos construíram uma casa de banho e templo dedicado a Minerva e Sulis. Hoje é Bath. E ela não estava no roteiro do mochilão... Mas, o destino é inexorável (fala de Merlin rsrs) e a história me atraiu mesmo sem eu saber. Outro lugar que o livro cita, e este eu já sai do Brasil certa de que iria visitar, é o Templo de Mitra, deus dos soldados e dos juramentos, este em Londres.

Os cenários...


As termas romanas...




A cabeça de Minerva - No livro os cristãos cortaram a cabeça do corpo durante uma revolta contra o paganismo...

Mapa do terceiro livro da série.


Templo de Mitra em Londres.

E então, gostaram da idéia? Eu fiquei com vontade de voltar e conhecer cada lugar citado no livro! :)

quinta-feira, 23 de julho de 2009

IbitiJazz

Este fim de semana tem IbitiJazz, queria ter divulgado antes mas internet aqui estava me boicotando...
Você pode encontrar a programação aqui.
E estou devendo um como chegar à Ibitipoca no Blog.
Eis o caminho que eu sei: do Rio, ou Petrópolis, ou Três Rios --> BR040 até passar de Juiz de Fora, entrar no trevo para Caxambu a esquerda, sentido Lima Duarte - BR267 (não entre na primeira entrada para a cidade!), entrar na terceira entrada no posto Ipiranga, depois de uns 200m tem uma pracinha, pegue a esquerda, tem uma ponte, aí vai embora, sobe toda vida...Tem um bom trecho de estrada de chão, não vá com o carro muito pesado...
Do Rio até Ibiti são cerca de 270km


De busão:
Lima Duarte para Conceição de Ibitipoca (Viação Vimara) - via São José dos Lopes, Segunda a Sexta: 06:30h - 15:15h. Sábado, Domingo e feriado: 07:30h - 15:15h
Conceição de Ibitipoca / Lima Duarte - via São José dos Lopes - Segunda a Sexta: 08:30h - 17:00h. Sábado, Domingo e feriados: 09:30h - 17:00h. Duração prevista da viagem: 1:10h

Telefones úteis: Rodoviária de Juiz de Fora - (32) 3214-5553 Rodoviária de Lima Duarte - (32) 3281-1215 Viação Vimara (Lima Duarte/Ibitipoca) - (32) 3281-1390 Viação Frota Nobre (Juiz de Fora/Lima Duarte) - (32) 3215-0904 Viação Cometa (Juiz de Fora/SP) - (32) 3215-189

E eu não vou pro festival porque vou visitar a mamãe.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Momento dramático de depressão pós-viagem O.o

É estranho quando voltamos de uma viagem, quando realizamos um sonho, este hiato que fica até que encontremos um novo sonho.
E é igualmente triste constatar que nos vendemos oito horas por dia, quando não mais, para pagar por nossa sobrevivência e, quando temos sorte, guardar um pouco para sonhar.
Enfim, percebemos o quanto estamos emaranhandos ao modo de viver capitalista, e quando nosso dia é feliz dizemos que ele foi produtivo. O.o Veja só que absurdo!!!

Converso com meus botões: "-Sera que os povos feudais, ou das terras ermas sem governo, ou os bretões, anglos, saxões e pictos eram mais felizes?" Há uma tendência em glorificar o passado, como se as vidas desdentadas de nossos antepassados fossem melhores que a nossa.
As vezes penso que sou realmente uma pessoa feliz, apesar de um pouco entediada neste século sem deuses. Mas, não vou me permetir supor que seria mais feliz plantando meu alimento. Camponeses não viajam. Guerreiros cruzavam muitas terras, em busca de mais terras, espólios de guerra e escravos. Eu também não serviria para guerreiro.
Então não posso maldizer a época que eu vivo, e tenho que admitir que viajar preenche o vazio de nosso tempo, daqueles que não se preocupam com o inimigo espreitando o gado e com a peste que chega pelas águas do rio...

Viajar é um dos sonhos do proletário aprisionado pela labuta (aqui, onde me incluo), de todo capitalista aprisionado igualmente por seu meios de produção (aqueles que só acumulam e não usufruem), época tediosa a nossa.

E lendo a Caros Amigos desse mês percebi que não estou com paciência para discurso de esquerda, nem para discurso de direita... Não temos mais heróis, nem ideais, nem religião, nem juramentos. Nada que nos aplaque o buraco no peito.

Ainda temos o ideal do amor romântico, ainda bem. E ouvi dizer em algum lugar que os relacionamentos são a nova religião (deve ser verdade pelas conversas infindáveis que escuto sobre o assunto...)

Eu estou aqui atrasada para o trabalho, filosofando em vão, sem saber se dou entrada em um apErtamento para preencher a vida com brigas e conflitos imensos sobre qual a melhor decoração, ou se subo o kilimanjaro para encontrar deus, o céu, a mim mesmo, ou uma tendinite daquelas...

E sei que não teria tempo para tanto se estivesse defendendo minha fronteira ou arando o campo...


Vida besta essa...

15 minutos pra chegar no trampo e estou enrolada na toalha. merda!

comentário pós-momento dramático: Eu me esforço para não transformar este blog em um diário das minhas emoções conflituosas, me esforço para manter o foco. Mas, hoje não deu.
Acho a discussão pertinente, pois muita gente olha esbugalhada para nós viajantes por termos decidido conhecer o mundo, antes de termos a casa própria, antes de termos um carro... Digo que é uma opção, que cada um sabe de si. Contudo, não é uma escolha isenta de culpa, pois nos rebelamos contra o ideal ditado por nossos pais e avós.

Apesar do momento dramático, continuo defendendo minha opção. Prefiro o mundo como meu quintal!!! Claro, se der compro uma cafofo pra mim... Ainda não decidi a questão do Kilimanjaro...rsrsrs

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Quem precisa de gaiolas???



Estou aqui para fazer uma pergunta: - QUEM PRECISA DE GAIOLAS???
Veja só meus amiguinhos!
Veja que lindo a visita deles para o café da manhã.

QUEM PRECISA DE GAIOLAS???

Na foto: pássaros de Ibitipoca no último fim de semana.

Você pode colocar uma banana no quintal todo dia, logo eles vão perceber que ali vão ter uma boca livre! Ou colocar um bebedouro para beija-flor (com mel e água filtrada, não se esqueça de lavar o pontinho sempre), ou sementinhas!

O que você não precisa é de trancafiá-los em gaiolas. E se você gosta de viajar mais um motivo: vá observar os pássaros!!!

O Brasil possui possui 1.822 espécies de aves, 232 são endêmicas do país, ou seja, não podem ser vistas em nenhum outro lugar do globo (CRBO). Há um site brasileiro onde você pode aprender muito e colaborar com informações e fotos, o WikiAves.

E se você sabe de algum pássaro prisioneiro proteste, denuncie!!!


terça-feira, 7 de julho de 2009

Serra da Canastra - Ônibus + bicicleta


Tenho que dizer que fui até a Canastra de carro, um conforto e tanto. Mas, a falta deste não é desculpa para você não ir, pois há ônibus até lá. Nada é impossível quando se quer, a primeira vez que fui à Ibitipoca eu peguei TRÊS ônibus para chegar!

E como andar por lá?? Bem, eu vi uma cena que me deu inveja e pretendo fazer da próxima vez: Um casal levou suas bicicletas! Excelente idéia! Eu não tenho intimidade com elas, veja bem, mas, o terreno é relativamente plano boa parte do tempo, o que o torna possível para a maioria dos mortais. Tem outra vantagem em andar de magrela, ela é mais silenciosa que um carro, você vai mais devagar, e para olhos menos treinados isso aumenta a chance de se ver um bichinho. :)
Se você optar por levar a bicicleta estude bem os mapas, eu não disse que
é moleza, são grandes distâncias...

Abaixo segue um mapinha de dentro do parque, com o justo crédito a agência de ecoturismo que o disponibilizou na net... Você pode copiar a imagem e aumentá-la... Ou clique aqui.
Que mais? Não achei albergue por lá... Alguém sabe? Encontrei alguns camping. Há um bom tópico no site dos mochileiros.

domingo, 5 de julho de 2009

Serra da Canastra - Hospedagem + Caçadora de Tamanduá



Depois de um dia escaldante de viagem, chegamos a São Roque de Minas e ficamos na Pousada Barcelos, uma ótima surpresa a piscina de água aquecida para nossos músculos doídos. No dia seguinte percorremos os quase 7Km que nos separavam do parque.
Abaixo um mapinha de distâncias.

Chegávamos cedo ao parque e enquanto o sol estava baixo percorríamos as estradas em buscas de animais e aves, quando o sol ficava muito quente parávamos para almoçar e curtir uma das cachoeiras.

Primeira dica então: os animais ficam mais perto da estrada à tardinha, entre a cachoeira dos rolinhos e garagem de pedra. E se você avistar uma moita de capim andando... Pare tudo que é um tamanduá-bandeira!!!

Na foto: Entendeu??? De longe eles parecem moitinhas. Fique esperto!!!


Na foto: Veado Campeiro acima à esquerda, Garagem de Pedra no centro inferior.

E atenção: Não tem um nada no parque para você comprar, leve água e comidinhas.

Ficamos dois dias em São Roque de Minas, depois fomos para um lugarejo do outro lado do parque, chamado São João Batista da Serra da Canastra. Ficamos na Pousada da Serra.
Atenção de novo: o lugar é uma rua, não tem nada aberto à noite e o único telefone público não funcionava. Tem uma senhora que faz janta, desde que você combine antes, isto é, de manhã ou na noite anterior. Ficamos lá porquê? Porque é pertinho da portaria 2 do parque, perto da cachoeira dos rolinhos.

Ainda tem mais :)


sábado, 4 de julho de 2009

Serra da Canastra




Então vamos mudar de assunto um pouco...
Estou recordando uma viagem linda que eu fiz em outubro de 2008 para a Serra da Canastra.
Sete dias na estrada, um para ir e um para voltar, de Juiz de Fora são cerca de 400Km.
Antes de continuar falando deixe eu mostrar...

Na foto: Centro e esquerda superior - Caracara voando e linda família de corujas na beira da estrada.

A região da Serra da Canastra fica no sudoeste de Minas Gerais, o parque foi criado em 1972 para proteger as nascentes do rio São Francisco e tem a portaria principal a 8 km de São roque de Minas. Uma estrada de 60 km corta o parque em toda a sua extensão e há vias secundárias que nos levam às principais atrações.

Na foto: Coluna da esquerda: curral de pedras, cachoeira do boqueirão (acesso por dentro do parque), São Francisco. Foto grandona: Cachoeira da Casca D'Antas na parte baixa do parque. Direita inferior, Casca D'Antas parte alta.

Em breve volto com dicas...