quinta-feira, 30 de abril de 2009

Últimas Horas...

Nervosa.
Vou com o propósito de parar de fumar, estou levando vários adesivos de nicotina... Vai uns três na jugular durante o vôo. Contudo, nos últimos dias fumei tanto quanto nos últimos dias da monografia.
Nervosa
Já chequei mil vezes tudo, já pedi orações em todos os credos, já pedi para os meus amigos afirmarem para mim que tudo vai dar certo...Estou em trabalho de parto!!!
Nervosa
Algo te prepara para isto??? Amanhã saio cedinho para o Tom Jobim, bom que meu namorado vai estar lá me dando uma força. Agora é a reta final de todo um planejamento, o começo da ação, queria fazer um poema com isso... Mas, nada me vem à cabeça...
Batatinha quando nasce
Tem medo de avião...

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Roteiro do Mochilão

Montar o roteiro mochilão foi feito em várias etapas, foi um pouco confuso no nosso caso, eu pensei que iria viajar apenas vinte dias, e que meu namorado iria também, depois isso mudou, e devido a esses desencontros não compramos as nossas passagens juntas. Minha irmã vai sair de Belo Horizonte e chegar à Paris pelo aeroporto CDG, e eu vou sair do Rio e chegar pelo aeroporto de Orly, o consolo é que teoricamente os nossos vôos chegarão na mesma hora, teoricamente. A Parte boa é que vamos poder falar para vocês sobre duas companias aéreas, a TAP, pela qual eu vou, e a Alitália, escolhida por minha irmã. Se possível, não faça como nós fizemos.
Escolhemos ir e voltar pela França porque passagem ida e volta são muito mais baratas.
Controlado o desejo de ver o máximo no mínimo tempo possível, ficou resolvido que o países seriam, França, Inglaterra, Escócia e Holanda. Metade da viagem será no Reino Unido, o que seria impossível no ano passado com a libra a cinco reais. Foi a parte boa da crise...
Quebramos vários mandamentos mochileiros de cara... Estamos com passes de trem e passagens internas compradas, a maioria das reservas feitas. Estaremos sem destino apenas dentro do Reino Unido temos direito a oito viagens de trem e vamos montando o roteiro lá.
Talvez em uma segunda viagem nos sentiremos, vou corrigir isso... Eu vou me sentir mais segura para não ir toda reservada, mas nesta não rolou. Minha irmã tem um mapa da europa na porta de casa, todo rabiscado mostrando os lugares que pretendia ir, eu tinha vertigem só de olhar, e pensava... Ela vai cismar de ir para a Croácia. Foi tenso. Até que em um trabalho mental, decidi que iria ficar sozinha caso ela decidisse conhecer os Montes Urais. Mas, agora está tudo acertado, estamos felizes, e as caras e bicos de insatisfação são coisas do passado. Isso faz parte do processo, quanto mais pessoas forem viajar com você mais diálogo será necessário.
E vamos que vamos!!!

terça-feira, 28 de abril de 2009

Porcofobia

Post apenas para registrar o plus da minha viagem, tinha que ter risco de pandemia justo agora?!
É sabido que as máscaras faciais não são garantia contra o vírus, diminui a exposição, mas, você tem que trocar a máscara sempre... Lá vou eu comprar as danadas... Que inferno!
Estava tranquila até a notícia de dois casos confirmados na Escócia...

domingo, 26 de abril de 2009

Mochilão - A escolha da mochila


Escolher a mochila é um drama a parte. Confesso que não procurei muito, fiz apenas pesquisa pela internet e escolhi esta aí, Deuter 55 + 10 SL, feita para meninas. Em muitos sites li que não tem essa de mochila de menina se a dita tiver altura suficiente, meu caso, ainda assim ela vestiu muito melhor que as outras que testei. Foi paixão a primeira vista. Ela é recheada de bolsinhos, tem uma divisória para calçados, mochilinha de ataque, toda linda.
O engraçado deste cápítulo foi experimentar na loja, nunca tinha colocado algo tão grande nas costas e não tinha noção do espaço, entalei para entrar no provador pois queria me ver no espelho, lógico, e derrubei algumas peças das araras.
Depois de comprada fiz uma pequena viagem com ela, para ver como funcionava na prática. Aprovada.
Achei muito cara sim...Muito cara. Estava mais barata pela internet, mas a Deuter fez um recall delas por causa de um fecho defeituoso, e não quis arriscar ser sorteada com uma problemática.
Fico pensando...Como era organizar um mochilão sem Internet???

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Arrumação da Mochila


A ficha caiu. Não, não, melhor dizer uma bigorna, um cofre de banco caiu sobre mim, daqueles de desenho animado, estou achatada sob o peso da minha ansiedade - e da minha bagagem! Mas, vamo que vamo! E resolvi acabar por vez a arrumação da mochila. No começo desta jornada procurei listinhas de roupas de meninas, achei poucas, então, acho que a minha pode ser útil para quem começa a esboçar agora a sua viagem. Ficou assim:

01 Jeans, 01 Legging, 01 calça cargo, 01 Tactel, 01 Saruel, 01 meia-calça fio 80, 04 baby looks, 01 camiseta, 02 cacharréis, 04 03 camisas de manga longa, 02 01 Vestidos leves, 01 fleece, 01 conjunto X-termo solo, Naaão vou comentar sobre minhas roupas íntimas, 10 pares de meia, 01 par de tênis, 01 par de havaianas (que ridículo essa coisa de "par", você se imagina usando um pé só?), 01 Toalha de mentira hiper-tecnólogica, farmácia, higiene, lanchinho - os três devem ter um kilo juntos. Bolsinha de tecido, guarda-chuva, cabide (vou levar um, quero nem saber!), cadeados, Protetores auriculares (vai que o povo ronca horrores???) Capa da mochila que vira mala extra para as comprinhas no final da viagem.

Peso da brincadeira: aproximadamente 13 12 kilos, posto que a balança vagabunda que eu comprei para esta finalidade tem um erro de +/- 2Kg.

Falta a bagagem de mão, né? Acho que esta em uns 3 kilos... Ai minhas vértebras!!!
E então, corto mais alguma coisa???
Como vocês podem perceber cortei algumas peças e diminui 1kg de peso... Que drama! Mas, não consegui cortar nenhuma calça.
Comentário pós-viagem:

  • Não usei os protetores auriculares, preferi dormir escutando música no mp3.

  • Senti falta da camiseta que eu cortei no dia que eu peguei 30°C em Paris.

  • Não usei o vestido uma única vez, não me arrependi pois foi a única peça limpa que sobrou e eu usei no avião para voltar ao Brasil. Todo o resto eu usei, e muito.

  • Foram 15 dias dormindo com a calça de Tactel (depois foi pro lixo) e outros 15 dias dormindo com o Termo X, eca...

  • A toalha de mentira foi aprovadíssima. Comprei tamanho médio por causa do cabelo. Você encontra nessas lojas de aventura, camping e similares.

  • Eu comprei um casaco impermeável da North Face (anorak) em Londres, na promoção custou 59 paus ingleses, se você não pretende comprar um lá recomendo levar daqui.

  • Não usei o corta-vento pois comprei o anorak.

  • Usei muuuito o guarda-chuva.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Mochilão - preparativos

Muitas coisas mudaram depois que eu comprei as passagens de avião
... Primeiro pensei: Agora não tem remédio, não tem delete, não tem Ctrl+z. E começaram os preparativos...
-Coloquei todas as contas que podia no débito automático, idéia que eu resistia muito.
-Distribui cheques para o pagamento daquelas contas que não dá para colocar em débito.
-Recrutei amigos para molhar as plantas (Obrigada, Bruninha!), para cuidar da Jade, minha filhota canina (Obrigada, meu amor!).
-Habilitei o celular para chamadas internacionais. Aprendi a usar o Skype... Até mamãe aprendeu a usá-lo.
-Comecei a levar a sério meu curso de inglês.
-Alisei o cabelo, mudei de óculos, não pareço mais que acabei de chegar de woodstock... Visual para passar credibilidade na imigração.
-Gastei horas, dias, semanas, lendo tudo sobre mochilão, em blogs, sites, nas comunidades do orkut, rindo, me preocupando, me organizando e ficando completamente paranóica.
-Aprendi tudo sobre roupitas tecnológicas que vão me salvar da hipotermia, sobre todas as mochilas do mundo até eu me decidir qual comprar e gastei meu dinheirinho...
-Gastei meu dinheirinho...
-Gastei mais ainda meu dinheirinho...
-A última missão, até a presente data, foi achar a imagem de São Longuinho no Google... Meu santinho, que eu lembre de tudo que eu preciso levar, e dou três pulinhos, três gritinhos, três piruetas, bravo, bravo!

terça-feira, 21 de abril de 2009

Ibitipoca - Comer e Beber


Vou continuar falando da minha amada Ibitipoca. Depois de andar 16Km dentro do parque, indo e voltando da Janela do Céu, curtir um por-do-sol fantástico, hora de ir para a noite.

Há muitos bares e restaurantes, os clássicos em Ibiti são Ibitilua e o Candeias - ou bar do Firma. Aliás, você vai perceber que um monte de coisas em Ibiti tem Ibiti... Ibitilua, Ibitipão (padaria) e por aí vai. No Ibitilua você tem um clima mais de namorados, comportadinho e é bem central.

O bar do Firma é mais alternativo, congelado na década da sociedade alternativa, tem uma decoração única, e também mais distante do centro, 1Km. Foi lá que eu conheci meu namorado, talvez uma boa dica para as mochileiras solteiras..rsrsr

O que mais?... Tem a Toca do Lobo, comida ótima e o dono um tanto excêntrico... É o caso de conhecer e depois me contar o que achou. E falando propriamente em comida tem as trutas... Hummm, delícia! Recomendo na Pousada Janela do Céu pelo clima romântico e a Pousada Alto dos Manacás, pertinho do parque, para ver o entardecer com uma vista linda.

Mas... Na primeira vez que fiz uma trilha em Ibiti, cheguei tão faminta que não aguentei tomar banho e ficar bonitinha, parei no Pão com Linguiça e comi (oh!) um pão com linguiça maravilhoso e uma cerveja. Perfeito!
Na foto:Bar do Firma.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Mochilão

Passei os últimos dias escrevendo sobre Ibitipoca em uma clara reação de negação da realidade... A verdade é que daqui a poucos dias estou embarcando no mochilão! Uma grande aventura, a começar pelo fato que vou cruzar o oceano sozinha e me encontrar com minha irmã no hostel. Até pensei em encontrá-la no Arco do Triunfo, seria simbólico, porém menos inteligente.
Morro de medo de avião, mas os medos não podem nos dominar, certo? Certo! Lembro da minha viagem ao Chile, minha mãe toda serelepe na janela, olhando nuvenzinhas e a cidade ficando cada vez menor, ela dizia: - Olhe, Simone que lindo! E eu, com todos os meus músculos contraídos, tentava encontrar uma maneira delicada de pedir para que calasse a boca...
Próximo desafio: Gastar o meu francês, que se resume em: Bonjour, sill vu plé, je ne par le pa frrancé, es ké vu parle anglé... Claramente copiado de guias de conversação, que alías, vai grudado ao corpo.
Vou com o desejo de pegar o metro, mas, talvez, em uma crise de pânico, me atire dentro do primeiro taxi que passar. Não sei se estou mais calma por escrever isso, acho que vou botar um ovo de tanta ansiedade... Contagem regressiva.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Trilhas em Ibitipoca

Foto: Fim de trilha, Janela do Céu.

Em Ibitipoca há trilhas para todas as condições físicas, vamos a algumas.

- Para quem esta mais sedentário, opte pelo circuito das águas, você irá andar cerca de uma hora entre as atrações e poderá ficar muito tempo na sombra e água fresca, possível até para crianças.

- Se você não tem medo de andar vá ao Pico do Pião, e leve um corta-vento, a vista é fantástica.

-Se você está com músculos e pulmões em dia vá a Janela do Céu, são 8Km de subida...

-E se você tem ao menos dois dias para o parque, comece pelo mais difícil, sempre.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Ibitipoca


Um paraíso a poucos kilometros de Juiz de Fora. Você pode ir como mochileiro e ficar em um camping, ou aproveitar uma romântica pousada. Aproveite o dia no Parque Estadual de Ibitipoca, com trilhas bem sinalizadas, lindas cachoeiras e grutas, e curta a noite nos bares com música ao vivo, ou aproveite os festivais do calendário. Foto da Janela do Céu, o fim da trilha mais puxada do parque.