quinta-feira, 28 de maio de 2009

Um dia de rei


Hoje fui à Versailhes conforme estava na minha programação. Sai com o caminho mastigado escrito em uma página do meu guia: Estação Place de Italie até Gare d'Austerlitz (ou Asterix, como queiram), depois RER C, chamado Vick, até a última estação. Na Asterix achei duas meninas perdidas sem saber em que trem entrar, eram brasileiras, Gilza e Graziela, fomos juntas até a bilheteria e embarcamos no trem. No vagão mais um brasileiro se juntou ao nosso grupo, Wellington, que esta morando aqui na França em uma cidade de nome alemão, à beira do Reno, de folga em Paris. Grupinho feito, fomos para Versalhes.

As meninas ficaram presas na fila de compra de ingressos, eu e Welligton tinhamos passes e entramos na fila de entrar. Andamos um bom tempo até reencontrarmos as meninas, apesar do tamanho imenso do lugar, destino.


O lugar é de um luxo vertiginoso, o Versalhes, vertiginoso. O Petit Trianon é perfeitamente habitável, eu moraria lá tranquilamente. E a vila da Rainha, onde ela brincava de camponesa? E o lugar mais bonito, eu achei. fotos, fotos, fotos.

Saímos do Castelo mais de cinco da tarde, e eu ainda tinha que ir ao Arco do Triunfo, ponto final do meu roteiro turístico. Welligton decidiu ir ate lá, mas não subiu para o terraço. Lá fui eu, foi um triunfo subir mais aqueles trocentos degraus depois de andar o dia todo.

Fotos, fotos, fotos.

Pela primeira vez vi o anoitecer, sentada em um café de frente para o arco, tomando vinho, esperando as luzes serem ligadas e tirar uma foto noturna, isso aconteceu as dez horas. Fiquei recapitulando a viagem...

Quando as luzes acenderam e eu tirei a última foto, o meu cartão de quatro gigas registrou a última foto...Acabou o espaço.

É o fim do percurso turistico.

Bem, amanhã vou fazer comprinhas, isso faz parte do turismo também.

Vou mimir, são meia noite aqui.

Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário