quarta-feira, 27 de maio de 2009

Dia de Devoção

Foto: Vista da Torre de Notre Dame
O tempo ainda esta nublado...O calor aqui é uma coisa efêmera mesmo. Aff...
Sai para a minha segunda visita ao Louvre, fiz uma no primeiro domingo do mês, logo no ínicio da viagem, já que era de graca, lembra? Esta segunda foi muito bem paga, comprei o museum pass por 32 euros, válidos para dois dias. A vantagem do passe, para mim, foi que além de furar ALGUMAS filas, é que inclui Versalhes, que eu vou amanha. Ok.




Então, fui para o Louvre, faltavam dois andares para eu ver, incluindo aí o da Gioconda, lá fui eu. Dispensei o audio guia porque meu disco rígido esta cheio e se eu colocar mais alguma informação eu vou esquecer o que aprendi. Era um passeio contemplativo, Cafe del Mar no mp3 player e fui. Andei pelas galerias, tirei uma foto com um sorriso amarelo para combinar com a Gioconda, ok. Na lojinha do Museu nao havia os mini-imãs que eu estou colecionando dos museus... Que chato.


Como estou com o museu pass tenho que aproveitar, certo? Peguei o metro para Notre Dame, eu não sou muito de igreja, não me dignei entrar em nenhuma, mas tenho um monte de coisas para agradecer, a viagem perfeita, a segurança, minha saúde, etc, etc, e pedir um bom retorno, não é mesmo? Não tem lugar melhor! Vai Simone para a Notre Dame.


Entrei na Igreja (isso é grátis, amém), paguei três euros para ver os "tesouros", e usei meu meseum pass para subir na torre, isso foi engracado.


Depos de esperar na fila, chegou minha vez de subir, escada, escada, escada, primeira parada estratégica e obrigatória na lojinha, ficamos um tempão lá. Até outra porta se abrir, vamos subir! Escadinha caracol passa-um, fila indiana subindo, se o primeiro parar a fila para, racha perna para cima (eu não fui a primeira, ok), chegamos lá em cima ofegantes (eu e todo o grupo).

Segunda porta se abre uns dez minutos depois...Escada, escada, escada, caracol lá vai um, sobe, sobe, perna queimando, sobe, sobe, ninguém quer dar o braco a torcer. La no topo, no alto de tudo, uma vista linda e um vento frio. Fotos, fotos, fotos e o pulmão querendo sair pela boca para tomar um ar... Só pode ficar lá em cima cinco minutos, é o tempo da respiração voltar ao normal para comecar a DESCER!!!


Eu detesto descidas, ja cai de uma escada e rolei como um tatu-bola quando era criancinha. AGORA NÃO TINHA PARADAS, TEM QUE DESCER TUDO DE UMA VEZ: fila indiana, desce, desce, desce, lá vai um, escada, escada, escada, roda, roda, roda...Eu pensei no tatu-bola fazendo efeito dominó nos turistas e comecei a rir. Fiquei pensando:"-Eu não estou tonta, eu não estou tonta, eu não estou tonta..."

Meu tempo na net terminou...Votei! Xo cabar de contar.

Entonce, depois de descer, fiquei uns minutinhos quieta para meu labirinto reencontrar seu centro. A Igreja é maravilhosa, a vista é maravilhosa! O que mata são as escadas!

Ok, fui na cripta que tem lá pertinho, mas não faz parte da igreja, fundações de quando Paris ainda não era "Paris", vale o passeio.

Acabou, pensei, tá muito frio para ir para o Arco do Triunfo, minha irmã nao tinha dado sinal de vida e eu queria voltar para o hostel para ver se tinha recadinho dela. E...

E...Enquanto eu estava perdida procurando o metro, pois tinha esquecido de que lado eu tinha vindo, me deparo com o monumento aos deportados. Nazismo, amigos, nazismo, em silêncio entrei e prestei meu respeito a todas as vítimas desta época hedionda. Mais uma emoção.

E... Já "achada" na estação de metro, sul-americanos (que eu não vou arriscar dizer se eram colombianos, bolivianos ou chilenos, ou peruanos, sei la) tocavam uma versão alegre de El Condor Pasa, ali, na estação de metro, parei e chorei (discretamente, só um tiquinho, lágrimas represadas nos olhos), coloquei meu euro no chapéu e fiquei curtindo encostada na parede até a música acabar. Que saudades da minha américa!!! Hoje foi um dia de devoção.

...

...

Greice já chegou aqui em Paris, nosso encontro foi a jato porque ela estava indo para o hostel dela... Não foi, nem de longe, o reencontro que eu espera...Não tenho nada de edificante para dizer, como internet não é lugar de lavar roupa suja vou me calar.

...

...

Beijinho aos meus queridos, faltam poucos dias para nosso reencontro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário