terça-feira, 19 de maio de 2009

Edimburgo-Amsterdã


Na foto: parada militar não prevista no passeio...Gotinhas de chuva na lente da máquina.
Aqui estou na sala do hostel de Amsterdã, a internet é muito concorrida aqui... Mas o hostel é ótimo. Mas eu tinha que contar de ontem, não é ?

Entonces, ontem foi meu último dia em Edimburgo e eu tinha que aproveitá-lo, já que eu não fui a Inverness decidi que ia fazer uma caminhada de qualquer forma. Acordei cedinho para ir a tal colina que tanto queria, Greice estava preguiçosa e tinha que se lavar, secar e passar, então, lá fui eu.
Vi tal lugar, que trata-se de um parque na verdade, do ônibus vermelhinho do tour, tirei foto e fui com a foto perguntar ao funcionário da recepção
como eu fazia para chegar no tal lugar fotografado. Ele explicou no mapa, fácil, fácil, aliás é fácil andar na cidade.
Sai. Previsão de chuva forte, lembra? Pois é, começou a chover fininho, um frio da peste. No caminho pulou na minha frente o Museu de Edimburgo, entrei na hora para fazer hora, gostei porque acrescentou mais fatos aos retalhos de histórias da cidade que eu estava costurando. Saindo desse, outro museu!!! O Museu das Pessoas, que mostra o modo de viver dos escoceses com o passar do tempo, muito legal os dois museus, e FREE!

Nesta altura do campeonato a chuvinha passou e abriu um sol fraquinho. Não pensei duas vezes e rachei perna para a colina. E lá fui eu. Andei, andei, atravessei uma rua, cheguei e comecei a subir.

Marquei no relógio, eu iria andar por uma hora até onde conseguisse chegar, e depois voltaria, teoricamente mais uma hora. E subiiiiii, ventania, ventania, em alguns pedacinhos senti medo, era terrinha de pedra vulcânica (o monte é uma formação vulcânica, todo chão é pretinho) e morro abaixo iria se tropeçasse.
A certa altura caminho começaram as escadinhas danadas de pedra lisa, e nem tinha lodo (!), rachei perna, bunda, joelho tudo para andar o mais rapido possível, quando o fôlego faltava eu parava para tirar fotos lindas!!! Olhei para o relógio, cinquenta minutos de caminhada, vento, ventania, e o topo a uns vinte minutos...pensei, vou, não vou, vou, não vou, sentadinha meditando nisso alguns instantes. Olhei para o céu... uma mega hiper monstruosa nuvem negra em cima do topo, o senso de amor a vida prevaleceu e voltei...

Nao deu outra!!! Cai a chuva, não muito forte, mas eu precisava descer as escadinhas... Mais de um kilômetro de escadinhas de pedra lisa...Pensem na ardósia molhada. E vocês não imaginam da velocidade de lesma que eu desenvolvo para descer trilha.
Fiquei calculando entre andar rápido e me molhar pouco...ou... descer rápido e me esborrachar no chão... Ou descer devagar e me molhar toda mesmo...Fiquei com a terceira opção. Desci no meu ritmo quase parando.
E foi bom!!! A pessoa certa na hora certa. Quando cheguei de novo à civilização estava tendo uma paradinha militar com direito a gaita, exército, armas, homens de saias, tudo de mais escocês que se pode ter...Parada para ver a banda passar e tirar fotos.


Na foto: A Colina!!!


Voltei para o hostel para comer, beber água, e ver se a Greice estava por lá. Estava da mesma maneira que eu a deixei. Descansei um tanto e resolvemos ir para o Museu Nacional da Escócia, mas já eram 4 horas, logo só teriamos 1 hora. E assim foi, estava tão cansada e foi tão rápido, que só via as estatuas passando por mim. Uma pena.

Nãoo era mais ninguém de cansaço. Mas fiz o que eu queria!!! Subi a tal colina!!! Viva! E ainda ganhei dois museus legais de lambuja!!!

Dormi, dormi, dormi. E assim acabou minha maravilhosa estadia na Escócia.

Quero voltar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário